sábado, 31 de julho de 2010

A INTUIÇÃO – O QUE É - exercício e prática

Quase todos nós admitimos a existência de uma faculdade mental, que está além do raciocínio: a INTUIÇÃO.
Mas o que é realmente esta faculdade e como funciona, isso não é muito claro para a maioria das pessoas.
Para compreender a natureza da intuição é preciso conhecer os esquemas dos diferentes corpos do homem, corpos esses que os hindus representam da seguinte maneira:
a) o corpo físico … é habitado e animado por vários corpos subtis que são:
b) o corpo astral … portador das emoções e dos sentimentos.
c) o corpo mental … que é o suporte das ideias concretas, isto é, que têm uma relação com a matéria.
d) o corpo causal também denominado, corpo mental superior, que permite ao homem aceder à compreensão das verdades sublimes, dos mistérios do universo.
e) o corpo búdico …. portador, como o corpo astral, de emoções e de sentimentos, mas… estes são emoções e sentimentos divinos:
o amor universal…
a abnegação,…
O sacrifício.
f) o corpo átmico ... Portador dessa centelha imortal que é a omnipotência de Deus.
Os três primeiros corpos – físico, astral e mental – estão mais ou menos igualmente desenvolvidos em todos os humanos.
Os três corpos superiores – causal.
Búdico, átmico – já não acontece o mesmo.
Existe uma grande diferença entre eles, no que diz respeito ao “desenvolvimento”.
Só certos místicos adiantados e certos espiritualistas, conseguem elevar-se ao plano mental superior, onde começam a viver na região sublime da luz.
O seu cérebro refina-se a tal ponto que novos centros despertam neles, graças aos quais podem apreender a realidade das coisas
ISTO É O MUNDO DA INTUIÇÃO
A intuição é uma visão, uma recepção instantânea, uma compreensão imediata e total desse mundo real, verídico, que está situado para além do próprio plano mental… porque no plano mental ainda OCORREM ERROS E ILUSÕES.
Só se pode chegar a esse mundo da intuição através de práticas da mais alta espiritualidade.
É preciso ter um alto ideal e sobretudo um Mestre, a fim de sermos guiados nesse caminho difícil e finalmente uma enorme vontade estável e firme para praticar incansavelmente exercícios até nos desenvolvermos o suficiente para captar e apreender as realidades das regiões sublimes.
A intuição é uma forma de inteligência muito diferente da inteligência comum. Aqueles que trabalham com o intelecto chegam a alguma compreensão das coisas, mas mal conseguem aflorar o mundo da intuição, onde o conhecimento é imediato e total.
Pelo caminho do espírito a ligação é direta as regiões sublimes; para alcançar isto é necessário deixar de viver no tumulto das emoções e das paixões, que impedem qualquer um de ver claramente e de pôr em ordem o seu ser interior.
Somente na verdadeira paz e harmonia se pode atingir a região da intuição; nosso estado interior deve assemelhar-se a superfície de um calmo lago límpido, onde o céu se possa refletir.
É preciso introduzir em nós a PAZ e a PUREZA, condições indispensáveis para entrar em contato com as regiões sublimes.
A Intuição é uma centelha, uma luz projetada, um saber que se capta do interior sem se dar conta de onde e de como ele chegou;
mas sente-se, interiormente, uma certeza absoluta de que
É ASSIM E NÃO DE OUTRA FORMA.
As Verdades, os conhecimentos, que recebemos através da intuição não falham, não são passíveis de erro.
A intuição dá-nos a resposta num segundo, sem que saibamos sequer porquê, como e porque meio as entidades celestes que nos responderam quiseram fazê-lo.
É como se existisse em nós um ser cujo olhar é capaz de penetrar a realidade das coisas e de nos comunicar o que apreende.
Este sentir é composto por elementos do plano físico e por todos os elementos invisíveis e sutis que escapam a compreensão humana.
A intuição é uma revelação que só podemos obter ao elevarmo-nos nas regiões superiores através da meditação ou de um trabalho muito assíduo de oração, como os conhecidos casos de alguns religiosos.
PRÁTICA QUOTIDIANA
Quem desejar praticar para alcançar a verdadeira intuição, faça diariamente o seguinte:
Quando tiver um problema para resolver, procure um sítio calmo e concentrai-vos…
Tentai elevar-vos muito alto através do pensamento e quando sentirdes que conseguistes atingir um certo ponto, colocai a vossa questão, a que vos preocupa, e esperei calmamente:
haverá sempre uma resposta.
Essa resposta será de acordo com o vosso grau de desenvolvimento e segundo o vosso trabalho, ela chegará de uma forma mais clara ou menos clara.
Talvez não passe de uma sensação vaga, difícil de interpretar, mas isso será já um indício.
Não desistais, recomeçai a ligar-vos ao mundo da luz, voltai a colocar a questão: Algum tempo depois sentireis em vós algo claro, uma certeza, e nesse momento já não restarão dúvidas, sabereis como devereis agir.
Certas pessoas têm dons de clarividência, vêem formas, cores, entidades….
Mas esse ainda não é o grau de investigação mais elevado.
O grau mais elevado consiste em captar, em compreender as coisas pela INTUIÇÃO
…….. sem ver nenhuma forma, nenhuma luz, nada ……….
consiste em ….
SABER-SE COM UMA CERTEZA IMEDIATA E ABSOLUTA.
Isto é dado pela fusão da inteligência com a sensibilidade.
EXERCÍCO DE AJUDA
Existem numerosos métodos para desenvolver a intuição: pode-se praticar exercícios de concentração e de visualização, de contemplação.
Experimentai:
Concentrar-vos sobre o vosso Eu Superior e imaginar que Ele vos comunica tudo o que vê, tudo o que sabe!
Mas entretanto, para obter bom resultado e o meio se tornar mais eficaz e menos perigoso, trabalhai em vós para obter o desinteresse e a pureza.
Tentai nunca tirar partido das situações, nunca agir por interesse;
são condições necessárias para que desapareça tudo o que vos impede de ver claro e vós podereis, então, conhecer as coisas e os seres na sua verdadeira realidade.
Coligido e composto por
Maria Helena Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário