segunda-feira, 5 de julho de 2010

Conhecer a Si mesmo é conhecer a Deus
Postado por Maria Elisete de Azevedo Welter

Autoconhecimento não é diferente do conhecimento de Deus.

O sagrado conhecimento de Deus e o sagrado conhecimento do ser imortal são um e o mesmo.
Estes são a única sabedoria divina.
Ao realizar o ser uno onipresente, você irá se estabelecer na consciência da unidade.
Então, você verá apenas a unidade em toda a diversidade que está a sua volta.
A partir de então, você transcenderá a existência mundana e obterá a imortalidade que esteve procurando.

Qual é a base para esse conhecimento supremo?

É a pureza da mente.
Para purificar a mente você deve preencher toda a sua vida com espiritualidade. Engaje-se em atividades nobres.
Associe-se a pessoas espiritualizadas.
Observe uma conduta exemplar em sua vida diária.
Esforce-se para cumprir seu dever com perfeição.
Viva uma vida de serviços desinteressados e atos virtuosos.
Estude os sábios ensinamentos do passado, pratique-os no seu dia a dia.
Deixe que esses ensinamentos sejam os marcos do seu caminho.
Assim, sua mente irá se tornar pura.
E com uma mente pura, você será capaz de discriminar entre o permanente e o temporário;
entre o que é benéfico e o que é prejudicial a seu progresso espiritual.
Então, todas as suas atividades habituais do cotidiano tornar-se-ão sagradas e a graça de Deus será derramada sobre você.

Hoje, você pode ser altamente educado em conhecimento mundano;
Você pode ser um grande estudioso das escrituras sagradas ou um "expert" em varias áreas e ter renome mundial.
Mas todas as suas conquistas e títulos não podem lhe proporcionar verdadeira sabedoria.
Para ser verdadeiramente sábio e remover a aflição de seu coração, você deve saber quem você realmente é.
Você deve realizar seu ser imortal.
Você não pode transcender a aflição por qualquer outro meio.

Apenas o conhecimento de seu ser verdadeiro irá permiti-lo transpor todo sofrimento e miséria.
Este é o único conhecimento capaz de proporcionar alegria completa.
Ao dominar um campo do conhecimento mundano, você obtém o respeito de seus semelhantes.
Você pode se tornar famoso e satisfazer todas as suas aspirações mundanas; mas, somente ao adquirir o autoconhecimento, você merece e ganha a graça de Deus. Quando obtiver a graça, você irá se tornar sempre repleto de bem-aventurança. Você desfrutará a alegria suprema.

Quem são aqueles que merecem obter esse conhecimento sagrado?

Estará este reservado, como alguns argumentam, aos idosos;
ou serão as crianças também merecedoras?
Deverá este ser dado apenas aos iniciados religiosos ou também àqueles que não possuem base religiosa?
Deverá este ser restrito aos homens, ou as mulheres também estarão qualificadas?
Na verdade, para obter essa sabedoria, raça, cor, idade, sexo, nacionalidade ou posição social não têm qualquer importância.

O sábio Valmiki, em idade jovem, era um ladrão de beira de estrada;
o sábio Narada nasceu de uma modesta criada;
ainda assim, ambos se tornaram grandes expoentes espirituais.
Todos estão igualmente aptos a adquirir esta suprema sabedoria.

O Senhor vem àqueles que possuem devoção por Ele;
Ele olha o coração e não o "status" externo.
Desenvolva a sua devoção.
Devoção é muito importante para a vida humana.
O Senhor disse na Gita:
"Você se torna muito querido a Mim quando Me serve com o coração repleto de amor".
Fé em Si mesmo e Fé em Deus

Quando Deus o aconselha a desenvolver sua devoção, não quer dizer que você deva negligenciar seus deveres mundanos.
Prepare-se bem para desempenhar todas as suas tarefas no mundo.
Cuide para aprender adequadamente o conhecimento mundano necessário ao desempenho de seus deveres.
O mais importante:
tenha sempre fé em si mesmo, fé em que você é capaz de cumprir o papel para o qual você nasceu como ser humano.
Fé em si mesmo e fé em Deus são os verdadeiros segredos da grandeza.
Na verdade, fé em si mesmo e fé em Deus são a mesma coisa;
pois fé em si mesmo significa ter fé em sua natureza divina inata.

O conhecimento mundano pode proporcionar apenas alimento e abrigo, enquanto o autoconhecimento proporciona o maior de todos os tesouros:
a percepção de sua própria realidade.
Ainda assim, sem um pouco de conhecimento do mundo,
você não será capaz de obter o conhecimento sobre o eterno.
Você não deve ser descuidado na esfera do conhecimento mundano.
O conhecimento espiritual precisa ser equilibrado com o conhecimento mundano. Os sábios Valmiki e Vyasa foram honrados por todos.
Eles escreveram muitas escrituras sagradas, incluindo os eternos Ramayana e Mahabharata.
Eles foram grandes expoentes espirituais;
no entanto, eles também eram bem versados em conhecimento mundano.
De outra forma, como eles jamais poderiam ter escrito esses grandes clássicos? Tudo no mundo vem de Deus.
Como tudo vem dele, o que é possível oferecê-lo?
A única coisa que você pode oferecê-lo é o seu amor.
Isso é tudo que ele espera de você.
Essa é a razão pela qual o poeta cantou:

Amado Senhor,
Tu és a realidade onipenetrante.
Estando o universo cheio de Ti,
como posso construir umtemplo para Ti?
Sendo Tu tão efulgente quanto milhões e mais milhões desóis,
como posso oferecer-Te minha pequena chama devela?
Sendo Tu a realidade interna de todos os seres,
como posso chamar-Te por um nome específico?
Estando todo o universo em Teu estômago,
como posso oferecer-Te um pouco de comida com devoção?
Tudo que posso oferecer-Te é o meu amor,
E tudo que posso esperar por fazer é esvaziar meu ser em Ti,
que és o oceano do divino amor.

Om Sai Ram

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