sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O Poder do Agora – A ORIGEM
Eckhart Tolle

Não vejo muita utilidade no passado e raramente penso a respeito dele, mas, para que você compreenda a transformação que pode ocorrer na sua vida ao acessar o poder do Agora, vou contar como me tornei um mestre espiritual.
Até os meus 30 anos, eu era extremamente ansioso, sofria de depressão e tinha fortes tendências suicidas.
Hoje, parece que estou falando da vida de outra pessoa.
Hoje, parece que estou falando da vida de outra pessoa.
Tudo começou a mudar pouco depois do meu aniversário de 29 anos, quando acordei certa madrugada com uma sensação de pavor absoluto.
Não era a primeira vez que eu tinha uma crise de pânico, mas aquela, com certeza, foi a mais forte de todas.
Tudo parecia estranho, hostil, absolutamente sem sentido.
Senti uma profunda aversão pelo mundo e, principalmente, por mim mesmo.
Qual o sentido de continuar a viver com o peso dessa angústia?
Para que prosseguir com esta luta?
Um profundo anseio de destruição, de deixar de existir, tinha tomado conta de mim, tornando-se até mais forte do que o desejo instintivo de viver.
“Não posso mais viver comigo”, pensei.
Então, de repente, tomei consciência de como aquele pensamento era peculiar. “Eu sou um ou sou dois?
Se eu não consigo mais viver comigo, deve haver dois de mim: o ’eu’ e o ‘eu interior’, com quem o ’eu’ não consegue mais conviver.”
“Talvez”, pensei, “só um dos dois seja real”.
Fiquei tão atordoado com essa estranha dedução que a minha mente parou.
Eu estava plenamente consciente, mas não tinha mais pensamentos.
Fui arrastado para dentro do que parecia um vórtice de energia.
No início o movimento foi lento, mas depois acelerou.
Fui tomado de um pavor intenso e meu corpo começou a tremer.
Ouvia as palavras “não resista”, como se viessem de dentro do meu peito.
Eu estava sendo sugado para dentro de um vácuo que parecia estar dentro de mim e não do lado de fora.
De repente, perdi o medo e me deixei levar.
Não me lembro de nada do que aconteceu depois.
No dia seguinte, fui acordado por um pássaro cantando no jardim.
Nunca tinha ouvido um som tão maravilhoso antes.
Meu quarto estava iluminado pelos primeiros raios de sol da manhã.
Sem pensar em nada, eu senti – soube – que existem muito mais coisas para vir à luz do que nós percebemos.
Aquela luminosidade suave que atravessava as cortinas da janela do meu quarto era o próprio amor.
Meus olhos se encheram de lágrimas e eu percebi que nunca tinha reparado na beleza das pequenas coisas, no milagre da vida.
Era como se eu tivesse acabado de nascer de novo.
Durante os cinco meses seguintes, vivi em um estado permanente de paz e alegria.
Depois, essa sensação diminuiu de intensidade ou talvez eu tenha simplesmente me acostumado com ela, pois se tornou o meu estado natural.
Embora eu continuasse vivendo normalmente, tinha percebido que nada que eu viesse a fazer poderia mudar realmente a minha vida.
Eu já tinha tudo de que necessitava.
Eu sabia que algo profundamente significativo tinha acontecido, mas não entendia exatamente o quê.
Só compreendi anos mais tarde, depois de ler muito sobre espiritualidade e de conviver com mestres iluminados.
Percebi que eu já tinha vivenciado a transformação que as pessoas tanto desejavam.
A pressão intensa do sofrimento daquela noite forçou minha consciência a pôr fim à sua identificação com a infelicidade e com o falso “eu interior” amedrontado que minha mente havia criado para me controlar.
Foi uma transformação tão completa que esse “eu interior” sofredor murchou imediatamente, como quando se tira o pino de um brinquedo inflável.
O que restou foi a minha verdadeira natureza, a minha presença, a consciência em seu estado puro, anterior à sua identificação com a forma.
Mais tarde aprendi a entrar numa dimensão interior eterna e imortal, que havia percebido inicialmente como um vazio, e a permanecer plenamente consciente assim, alcançando um estado de profunda paz e bem-aventurança.
Eu me entreguei completamente a essa experiência e, durante um bom tempo, abri mão de tudo no plano físico: não tinha mais emprego, casa, relacionamentos, nem uma identidade social definida.
Passei quase dois anos sentado em bancos de parque num estado de profunda alegria.
Mas até mesmo as experiências mais bonitas vêm e vão.
Retomei minha vida no plano físico, mas o sentimento de paz nunca mais me abandonou.
Ás vezes, ele é muito intenso, quase palpável, e outras pessoas também podem senti-lo.
Outras vezes, ele fica na retaguarda, como uma melodia distante.
Tempos depois, as pessoas iriam se aproximar de mim e dizer: “Quero o que você tem. Você pode me dar ou me mostrar como conseguir?”
Eu respondia: “Você já tem.
Mas não consegue sentir porque a sua mente está fazendo muito barulho”.
Foi essa resposta que acabou originando o livro que você tem em mãos.
Quando eu vi, já possuía de novo uma identidade externa: tinha me tornado um mestre espiritual.

Extraído do livro “O Poder do Agora”

Nenhum comentário:

Postar um comentário